Nanossatélite

Trabalho de pesquisa e desenvolvimento está apenas começando na UFSM

Juliana Gelatti

"

Agora que o NanoSatC-BR1 já está em órbita, a comemoração não tem o tom de trabalho encerrado, já que o nanossatélite desenvolvido por pesquisadores do Inpe e da UFSM tem fins de estudo e de testes. A previsão é que o satélite fique em órbita durante um ano, passando no campo de rastreamento das antenas duas vezes por dia.

:: Lançamento foi realizado com sucesso

:: Conheça o NanosatC-BR1

Cada vez que isso acontecer, um dos bolsistas do projeto na UFSM, Thales Ramos Mânica, Leonardo Zavareze da Costa e Tális Piovesan, estudantes de Engenharia Elétrica, e Pietro Fernando Moro, de Física, todos com pouco mais de 20 anos de idade, terá de ir até a sala que fica no terraço do Inpe para ajustar a captação e tratar os dados.

A partir do dia 23 poderemos prever o trajeto do nanossatélite e programar cada vez que ele estará sobre Santa Maria diz Thales Mânica, 20 anos.

Os estudantes, junto com os coordenadores do projeto, Nelson Jorge Schuch, do Inpe em Santa Maria, e Otávio Santos Cupertino Durão, da sede do instituto em São José dos Campos, acompanharão o desempenho do satélite e registrarão todos os sinais que ele emitir. Só depois é que os centros de desenvolvimento da Santa Maria Design House (SMDH) e da UFRGS, que projetaram os chips embarcados para teste, poderão analisar o resultados obtidos no espaço.

O Brasil está bem atrasado na ciência aeroespacial, mesmo em relação a países com o mesmo nível de desenvolvimento econômico. Mas estamos dando passos importantes para ter tecnologia nacional e, mais importante do que todos os equipamentos, recursos humanos capazes de liderarem esse desenvolvimento diz o chefe do Centro Regional Sul do Inpe, Adriano Petry.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nanossatélite gaúcho foi lançado com sucesso na base russa

Próximo

Nanossatélite projetado por Inpe e UFSM será lançado nesta quinta-feira

Economia